Gondomar Forum Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tribunal absolveu 10 arguidos no caso do Gangue de Valbom

Ir para baixo

Tribunal absolveu 10 arguidos no caso do Gangue de Valbom Empty Tribunal absolveu 10 arguidos no caso do Gangue de Valbom

Mensagem  Admin Dom 20 Jan - 22:07

O Tribunal de São João Novo, no Porto, absolveu esta sexta-feira 10 dos 11 arguidos envolvidos no caso do chamado -Gangue de Valbom, relativo a assaltos a ourives e à tentativa de homicídio a um agente da Polícia Judiciária.

O único condenado teve uma pena de 15 meses de cadeia por condução ilegal e resistência e coação sobre funcionário.

Quanto aos restantes, o tribunal considerou não haver prova suficiente para condenação, para além de alguns dos arguidos já terem sido julgados e condenados pelos factos constantes da acusação.

A maior dificuldade da acusação neste processo esteve na associação dos arguidos aos crimes que lhe estavam imputados, uma vez que agiram encapuzados.

O agente da PJ, vítima de uma tentativa de homicídio, disse reconhecer o agressor pela sua forma de andar, mas o tribunal não considerou tal como sendo suficiente para o condenar.

Julgado em 2010 por vários crimes, o Gangue de Valbom respondia agora por outros actos violentos, incluindo a tentativa homicídio do inspector Carlos Castro, na Maia, em Abril de 2008, altura em que lhe roubaram o veículo pessoal pelo método de carjacking.

Tentativa de carjacking
Um encapuzado atingiu Carlos Castro a tiro de shotgun, a 16 de Abril de 2008, quando o inspector chegava a casa, na viatura pessoal, com os seus 2 filhos menores. Ficou ferido no rosto, no pescoço e numa mão, sendo submetido já a diversas cirurgias estéticas

O homicídio tentado do inspector integrava a acusação do processo original do Gangue de Valbom, dele tendo sido retirado num despacho saneador da 4.ª Vara Criminal, já em 2010.

Além do homicídio tentado, o processo agora em julgamento, com um total de 11 arguidos (um 12.º morreu entretanto), reportou-se a diversos episódios violentos ocorridos em 2008, nomeadamente assaltos a ourives.

O Gangue de Valbom tem o nome associado a uma localidade do concelho de Gondomar e foi desarticulado na “Operação Charlie”, realizada por 150 elementos da PJ, em Setembro de 2008.

Admin
Admin

Mensagens : 32
Data de inscrição : 17/01/2013

https://gondomar.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos