Gondomar Forum Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FERNANDO PAULO dá uma entrevista exclusiva

Ir para baixo

FERNANDO PAULO dá uma entrevista exclusiva Empty FERNANDO PAULO dá uma entrevista exclusiva

Mensagem  entrev Sex 18 Jan - 22:33

Fernando Paulo, 45 anos, há 19 anos vereador da Câmara Municipal de Gondomar, tem atualmente as pastas da Educação, Ação Social e Saúde, Cultura e Juventude e Desporto e é o candidato à Câmara Municipal de Gondomar pelo Movimento Independente ''Valentim Loureiro - Gondomar no Coração''.
Valentim Loureiro afirmou já no passado que Fernando Paulo foi uma escolha pessoal e parece cada vez mais natural que o atual presidente seja candidato a Presidente da Assembleia Municipal.
Por outro lado, Fernando Paulo afirma que a sua candidatura decorre apenas da impossibilidade de Valentim Loureiro se voltar a candidatar (de acordo com a nova lei). Propõe-se a apresentar novas propostas em relação ao passado, entre as quais se destacam a apresentação de candidatos próprios às Juntas de Freguesia. O primeiro foi já aqui anunciado: Joaquim Viana, por S. Cosme.


(parte 1)
---------------------
Gondomar Atual - Juntamente com Valentim Loureiro, o Dr. Fernando Paulo é, segundo as palavras de muitos, das figuras mais queridas e que nutre mais simpatias entre as pessoas e instituições de Gondomar. Como sente esse carinho quando anda por Gondomar?
Fernando Paulo - No próximo dia 13 de janeiro faz dezanove anos que iniciei funções de Vereador. Detenho, desde essa data, a responsabilidade pelos Pelouros da Educação, Ação Social, Cultura, Desporto e Juventude. São áreas que exigem um contacto muito próximo com as pessoas, com as famílias e com as instituições, com quem criei laços muito fortes de afeto e de trabalho partilhado. Há um espírito de vivência em comunidade, em que as pessoas se conhecem e partilham as preocupações e os problemas, mas também as alegrias e os projetos. Sempre procurei corresponder ás expetativas e sintonizar-me com as pessoas, o que me é retribuído com carinho, simpatia e cordialidade. Eu sempre respeitei as pessoas e sinto que as pessoas também me respeitam.
Desde que se soube, devido à Lei de limitação de mandatos, que o Maj. Valentim Loureiro, não poderá candidatar-se a um novo mandato, as pessoas manifestaram a vontade e o apoio para que eu que lhe sucedesse. Desde que assumi a candidatura, todos os dias recebo manifestações de força e de apoio.

GA – Passaram 19 anos desde que Valentim Loureiro tomou posse pela primeira vez na câmara gondomarense. Entre as várias forças (do poder e da oposição) parece haver um consenso de que o concelho está melhor. Considera que está tão melhor como poderia ou deveria estar?
FP - O balanço destes 19 anos é muito positivo. Basta ver a obra feita, os programas implementados e, até, o facto de Gondomar ser um Concelho pioneiro e que serve de exemplo, em muitas áreas de intervenção, especificamente nas áreas sociais e da educação. A atenção às crianças e aos jovens – os homens e as mulheres de amanhã - tem sido uma permanente preocupação nossa. As condições e os apoios no Ensino Básico, melhoraram muito. Foi a construção de muitos Jardins de Infância e Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e de Centros Escolares; foi a remodelação de muitas Escolas que precisavam de obras; foram as atividades de enriquecimento curricular: inglês, educação física e desporto, música, informática, entre outras; foram as visitas de estudo, com destaque para o Programa “Gondomar Sabe Voar”; foi o serviço de alimentação!

A nossa preocupação e os apoios aos mais pobres, carenciados e desprotegidos, é, hoje, bem reconhecido pelos Gondomarenses. Os Programas de apoio são permanentes. Os nossos Serviços estão, sempre, disponíveis para arranjar soluções.

Também as nossas empresas, especialmente as micro, médias e pequenas – PME - são uma preocupação nossa.

Construímos inúmeros equipamentos nos últimos anos, para resolver os problemas das pessoas e lhes permitir uma melhor qualidade de vida – Habitação Social, Piscinas e Pavilhões, Casas da Juventude, Biblioteca, Espaços para os Jovens, Multiusos Gondomar, entre outros. Investimos, igualmente, nas estradas, nas ruas, nos passeios, na limpeza e no ajardinamento, para que Gondomar tenha cada vez mais e melhor ambiente.

A melhoria da qualidade de vida das pessoas e das famílias passou, igualmente, pelo apoio às Associações Culturais, Recreativas, Desportivas, Sociais e Humanitárias, pela salvaguarda e divulgação do nosso património, como a Ourivesaria, a Filigrana, a Gastronomia e as tradições, sem esquecer as pessoas do Clube “Idade Mais”, os deficientes, as famílias e as Instituições.

GA – Quais são as áreas de desenvolvimento estratégico que a governação atual mais descurou?
FP - Todos reconhecerão que o Maj. Valentim Loureiro e os seus executivos sempre deram o máximo e trabalharam com determinação, garra e muita vontade em resolver os problemas das pessoas, das famílias e das instituições. Considero exemplar o trabalho em várias áreas, tais como na educação, na ação social, na habitação social, nas acessibilidades, na cultura e desporto e no ambiente. Os Gondomarenses sabem que a Câmara sempre esteve preocupada com todos e que tudo procuramos fazer para ajudar a resolver os seus problemas. Mas não está tudo feito. Em tempo oportuno, apresentaremos o nosso Programa Eleitoral, com novas ideias, novos projectos e uma nova ambição para a próxima década.

GA – Nos últimos anos têm sido frequentes as queixas e denúncias de asfixia do ambiente democrático. Como vê essas denúncias?
FP - Sem fundamento. O Presidente da Câmara e a maioria sempre respeitaram a oposição e deram condições para que exerça a sua ação, na Câmara e na Assembleia Municipal, através da disponibilização de instalações, de recursos e de informação. Refira-se, a título de exemplo e prova da respeitabilidade e da sã convivência democrática, que no final do mandato anterior, o Senhor Presidente da Câmara homenageou, publicamente, os Vereadores do PS e do PSD “como reconhecimento pela sua correta e empenhada participação na gestão da Câmara, no Mandato 2005-2009”. No plano do relacionamento com as associações, a Câmara tem Programas de Apoio ao Associativismo, que estabelecem regras claras, objetivas e transparentes na concessão de apoios, o que retira qualquer margem para favorecimentos. Mas o Protocolo de transferência de competências para as Juntas de Freguesia, também é um bom exemplo, pois a Câmara sempre celebrou Protocolos com todas as Juntas, independentemente da sua força partidária.


GA – Um dos argumentos da oposição é que Valentim Loureiro governa sempre em busca da popularidade e utiliza formas de governo populistas. Usam como exemplo as inaugurações excessivas, os jantares e viagens em alturas de campanhas eleitorais e tudo com recurso ao financiamento do Estado. Concorda? Pretende fazer campanha de forma diferente à do seu antecessor? Por exemplo, Tony Carreira ou outro cantor de prestígio nacional voltará a visitar Gondomar no quadro das comemorações de Nª Srª do Rosário, em Setembro ou Outubro de 2013?
FP - Se considerarmos que resolver o problema das pessoas, das famílias e das instituições, num trabalho articulado e em rede, é ser populista… se inaugurar obra feita, e devidamente aprovada no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara, é ser populista… se criar e dar continuidade aos vários programas e projetos é ser populista…. eu não sei o que é ser populista! Como é óbvio não podemos paralisar a atividade da Câmara nos anos de eleições. Alguns só apareçam nesta altura; o nosso trabalho é permanente.
As Festas do Concelho são organizadas por uma Comissão, composta pela Câmara e pela Confraria de S. Cosme, S. Damião e Nossa Senhora do Rosário. Ao longo dos últimos 19 anos passaram pelas Festas os principais Artistas e Grupos Portugueses. O Programa das Festas de 2013 será definido pela mesma Comissão e aprovado em Reunião de Câmara, como é habitual.

entrev
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FERNANDO PAULO dá uma entrevista exclusiva Empty OUTRO CORRUPTO COMO O MAJOR BATATA?

Mensagem  usuário Dom 24 Mar - 2:56

Este é o herdeiro do Major Batata?

usuário
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos